A IMPORTÂNCIA DO NOME

Muitos Líderes religiosos na intenção de manterem seus seguidores na ignorância,  dizem que um nome não tem importância, o que importa é a obra,  no entanto as Escrituras Sagradas não concorda com estas afirmações,  tanto no Novo quanto no Velho Testamento vários homens escolhidos, tiveram seus nomes mudados para cumprirem um propósito,  o próprio Satanás chamava Lúcifer e teve seu nome alterado quando se rebelou contra os Céus e foi lançado na terra.  Então precisamos perguntar,  se o nome não tem importância porque precisou ser mudado?   Se o nome não tem importância porque o Profeta Jeremias profetizou?: Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que são só profetas do engano do seu próprio coração?  “Os quais cuidam que farão que o meu povo se esqueça do MEU NOME pelos seus sonhos que cada um conta ao seu companheiro, assim como seus pais se esqueceram do MEU NOME por causa de BAAL”-(Senhor).  (Jeremias 23:26, 27.).

Aqui vemos a indignação do profeta com a alteração do Nome e também revela que tal alteração tem um propósito e este propósito é que o povo se esqueça do verdadeiro Nome, e motivo é um demônio baal,  então concluímos que se alguém altera o nome do Sagrado é obra exclusiva do demônio e baseado nesta revelação fazemos 2 importantes perguntas:

1) Que autoridade tem o homem de adulterar ou adaptar o NOME do Sagrado e do Eterno?

2) Em que parte das Escrituras Sagradas o Homem recebeu a autoridade para interferir no NOME de Deus e de seus escolhidos?

Como vamos falar sobre nomes neste estudo,  vamos aproveitar e colocar o nome verdadeiro dos Discípulos de Cristo no Novo testamento conforme as escrituras Sagradas Hebraicas e vários textos que provam que o Nome tem sim muita importância e não deve ser alterados por homens.

Manyaohu (adulterado para  ‘Mateus’) 1:21 – “Ela dará à luz um Filho, e lhe porás o NOME YAHUSHUA (IARRÚSHUA), porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”.

Manyaohu (adulterado para  ‘Mateus’) 6:9 – “Assim é como deveis orar: “YAHUH AB (IÁRRU Pai) no shúa-olmayáo (alturas celestiais), santificado seja teu NOME”.

Manyaohu (adulterado para  ‘Mateus’) 12:21 – “Em seu NOME as nações porão a sua esperança”.

Manyaohu (adulterado para  ‘Mateus’) 18:20 – “Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu NOME, lá estou eu com eles”.

Manyaohu (adulterado para  ‘Mateus’) 23:39 – “Pois eu vos digo, não mais me vereis novamente até que digais: Bendito é aquele que vem no NOME YAHUH UL (IÁRRU UL)”.

Manyaohu (adulterado para  ‘Mateus’) 28:19 – “Portanto ide e fazei discípulos de todas as nações, imergindo-os no NOME YAOHUH (IÁRRU), no NOME YAOHUSHUA (IARRÚSHUA) e no Espirito Santo”.

Marcos 9:37 – “Qualquer que recebe a uma destas criancinhas em meu NOME a mim me recebe; e qualquer que me recebe não recebe a mim, mas àquele que me enviou”.

Marcos 9:41 – “Eu vos digo a verdade, qualquer que vos der um copo d’água em meu NOME por vós pertencerdes ao Messias, certamente não perderá sua recompensa”.

Marcos 16:15-18 – “Ele lhes disse: Ide por todo o mundo e proclamai a Preciosa Mensagem a todas as criaturas. Aquele que crer e for imerso será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais serão com aqueles que crerem em meu NOME: Expulsarão demônios, falarão novas línguas, pegarão em serpentes com suas mãos em segurança, e quando beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; eles colocarão suas mãos sobre os enfermos e eles ficarão curados”.

Lucas 2:21 – “No oitavo dia, quando era tempo de circuncidá-lO, foi-Lhe dado o NOME: YAHUSHUA (IARRÚSHUA), o NOME que o anjo havia dado a Ele antes que Ele fosse concebido”.

Lucas 11:2 – “Ele lhes disse: ‘Quando orardes, dizei: YAHUH (IÁRRU) AB (Pai), Santificado seja o teu NOME, Venha o teu reino…”.

Lucas 13:35 – “…Eu vos digo que não me vereis novamente até que digais: Bendito é aquele que vem no NOME YAHUH UL (IÁRRU UL)”.

Lucas 21:12 – “Mas antes disso tudo, eles lançarão mão de vós e vos perseguirão. Eles vos enviarão a sinagogas e prisões, e sereis levados diante de reis e governantes, e tudo por causa do meu NOME”.

Lucas 24:47 – “E arrependimento e perdão de pecados serão proclamados em seu NOME a todas as nações, começando por Yaohushuaoléym (adulterado para  ‘Jerusalem’)”.

Yaohukhánan (adulterado para  ‘João’) 3:18 – “Aquele que nele crê não é julgado, mas aquele que não crê já está julgado, porquanto não crê no NOME do Filho unigênito de YAHUH UL (IÁRRU UL)”.

Yaohukhánan (adulterado para  ‘João’) 5:43 – “Eu vim no NOME de meu YAHUH (IÁRRU) AB (Pai) e vós não me recebeis; contudo, se alguém vier em seu próprio NOME, vós o recebereis”.

Yaohukhánan (adulterado para  ‘João’) 10:25 – “YAHUSHUA (IARRÚSHUA) respondeu: Eu vos disse, mas não credes. Os milagres que eu faço no NOME de meu YAHUH (IÁRRU) AB (Pai) falam por mim”.

Yaohukhánan (adulterado para  ‘João’) 12:28 – “YAHUH (IÁRRU) AB (Pai), exalta o teu NOME! Então uma voz veio do céu: Eu O exaltei, e novamente O exaltarei”.

Yaohukhánan (adulterado para  ‘João’) 14:13-14 – “E eu farei o que quer que peçais em meu NOME, de modo que o Filho traga esplendor para YAHUH (IÁRRU) AB (Pai). Podeis pedir-me o que quer que seja em meu NOME – e eu o farei”.

Yaohukhánan (adulterado para  ‘João’) 14:26 – “Mas ha-Menaorrem (O Consolador), o ESPÍRITO SANTO, o qual YAHUH (IÁRRU) AB enviará em meu NOME, vos ensinará acerca de todas as coisas e vos fará lembrar-se de tudo que vos tenho dito”.

Yaohukhánan (adulterado para  ‘João’) 15:16 – “Vós não escolhestes a mim, mas eu escolhi a vós para que vades e deis fruto – fruto que permanece. Então YAHUH (IÁRRU) AB (o Pai) vos dará o que quer que peçais em meu NOME”.

Yaohukhánan (adulterado para  ‘João’) 15:21 – “Eles vos tratarão assim por causa do meu NOME, pois eles não conhecem Aquele que me enviou”.

Yaohukhánan (adulterado para  ‘João’) 16:23-24 – “Naquele dia não me pedireis mais cousa alguma. Em verdade vos digo que meu YAHUH (IÁRRU) AB (Pai) vos dará o que quer que peçais em meu NOME. Até agora nada pedistes em meu NOME. Pedí e recebereis, e vossa alegria será completa”.

Yaohukhánan (adulterado para  ‘João’) 16:26 – “Naquele dia pedireis em meu NOME. Eu não estou dizendo que pedirei a YAHUH (IÁRRU) AB (Pai) em vosso lugar”.

Yaohukhánan (adulterado para  ‘João’) 17:11-12a – “Eu não mais permanecerei no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu volto para ti. YAHUH (IÁRRU) AB (Pai), protege-os pelo poder do teu NOME – o NOME que me deste – de modo que eles sejam um como nós somos um. Enquanto eu estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo NOME que me deste”.

Yaohukhánan (adulterado para  ‘João’) 17:26 – “Eu lhes dei a conhecer o teu NOME para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja”.

Yaohukhánan (adulterado para  ‘João’) 20:31 – “Isto foi escrito para que possais crer que YAHUSHUA (IARRÚSHUA) é o Messias, o Filho de YAHUH UL (IÁRRUH UL), e que crendo, tenhais vida em seu NOME”.

Atos 2:21 – “E aquele que invocar o NOME YAHUH UL (IÁRRUH UL) será salvo”.

Atos 2:38 – “Káfos (adulterado para  ‘Pedro’) respondeu: Arrependei-vos e sede imersos, cada um de vós, em o NOME YAHUSHUA (IARRÚSHUA),  o Messias, para o perdão dos vossos pecados.  E recebereis o dom do Espirito Santo”.

Atos 3:16 – “Pela fé no NOME YAHUSHUA (IARRÚSHUA), este homem a quem vês e conheceis se tornou vigoroso. Foi o NOME YAHUSHUA (IARRÚSHUA) e a fé que vem através dele que deu esta cura completa a ele, como podeis ver”.

Atos 4:7 – “Eles tinham trazido Káfos (adulterado para  ‘Pedro’) e Yaohukhánan (adulterado para  ‘João’) diante deles e começaram a interrogá-los: ‘Por que poder ou por qual NOME fizestes isso”?

Atos 4:10 – “Então sabei isto, vós e todo o povo de Yaoshorúl: É pelo NOME YAHUSHUA (IARRÚSHUA), ha-Nuzrotiy (Nuzrotiy significa o Renovo que surge e cresce por si só), a quem pregastes no madeiro, e a quem YAHUH UL (IÁRRU UL) ressuscitou dos mortos, que este homem esta diante de vós, curado”!

Atos 4:12 – “Não há salvação em nenhum outro, pois não há nenhum outro NOME sob os céus dado aos homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.

Atos 4:17-18 – “Mas para impedir este assunto de se espalhar mais ainda entre o povo, devemos avisar estes homens para não mais falar a ninguém neste NOME. Então os chamaram para dentro novamente e lhes ordenaram que não falassem ou ensinassem no NOME YAHUSHUA (IARRÚSHUA)”.

Atos 4:30 – “Estende a tua mão para curar e operar sinais miraculosos e maravilhas através do NOME de teu Santo Servo YAHUSHUA (IARRÚSHUA)”.

Atos 5:28 – “Nós vos demos firme ordem de não ensinar neste NOME! disse ele; contudo vós enchestes YAHUSHUAoléym (adulterado para  ‘Jerusalem’) com vosso ensino e estais determinados a nos fazer culpados do sangue deste Homem”.

Atos 5:40-41 – “Sua fala os persuadiu. Eles chamaram os emissários e os açoitaram. Então lhes ordenaram não falar no NOME YAHUSHUA (IARRÚSHUA), e os deixaram ir. Os emissários deixaram o Sinédrio, alegrando-se de terem sido contados dignos de sofrer injustiça por causa do NOME”.

Atos 8:12 – “Mas quando creram em Filipe por proclamar ele a Preciosa Mensagem do Reino de YAHUH UL (IÁRRU UL) e o NOME YAHUSHUA (IARRÚSHUA), o Messias, eles foram imersos, ambos homem e mulher”.

Atos 8:16 – “Porque o ESPÍRITO SANTO não tinha vindo ainda sobre nenhum deles; eles tinham simplesmente sido imersos no NOME do Rei YAHUSHUA (IARRÚSHUA)”.

Atos 9:14-16 – “E ele veio aqui com autoridade dos principais sacerdotes para prender todos os que invocam teu NOME. Mas YAHUH UL (IÁRRU UL) disse a Khananyaohu (adulterado para  ‘Ananias’): Vai! Este homem é meu vaso escolhido para levar o meu NOME diante dos gentios e seus reis e diante do povo de Yaoshorúl (adulterado para  ‘Israel’). Eu lhe mostrarei o quanto importa que ele sofra pelo meu NOME”.

Atos 9:21 – “Todos aqueles que o ouviram estavam surpresos e perguntavam: Não é ele o homem que fez grande estrago em YAHUSHUAoléym (adulterado para  ‘Jerusalem’) entre aqueles que invocam este NOME? E não veio ele aqui para levá-los prisioneiros aos principais dos sacerdotes”?

Atos 9:27-28 – “Mas Barnabé o tomou e o levou aos emissários. Ele lhes disse como Shaul (adulterado para  ‘Paulo’) em sua jornada tinha visto o Rei e que o Rei lhe tinha falado, e como em Damasco ele havia proclamado destemidamente o NOME YAHUSHUA (IARRÚSHUA). E Shaúl permaneceu com eles e se deslocava livremente por YAHUSHUAoléym (adulterado para  ‘Jerusalem’), falando abertamente no NOME do Rei”.

Atos 10:43 – “Todos os profetas testificam sobre ele que qualquer que crer nele recebe perdão de pecados por meio do seu NOME”.

Atos 10:48 – “Então ele ordenou que eles fossem imersos no NOME YAHUSHUA, o Messias. Então eles pediram a Káfos (adulterado para  ‘Pedro’) para permanecer com eles por alguns dias”.

Atos 15:17 – “Que o remanescente entre os homens possa buscar YAHUH UL (IÁRRU UL), e todos os gentios que trazem o meu NOME, diz YAHUH UL (IÁRRU UL), o qual faz todas as coisas”.

Atos 15:26 – “Homens que arriscaram suas vidas pelo NOME de nosso Rei YAHUSHUA (IARRÚSHUA), o Messias”.

Atos 16:18 – “Ela manteve isso por vários dias. Finalmente Shaul ficou tão aborrecido que ele se voltou e disse ao espírito: Em O NOME YAHUSHUA (IARRÚSHUA), o Messias, eu ordeno que saias dela!’ Naquele momento o espírito a deixou”.

Atos 19:5 – “Ao ouvir isto, eles foram imersos no NOME do Rei YAHUSHUA (IARRÚSHUA)”!

Atos 19:17 – “Quando isto se tornou conhecido dos Yaohudim (judaicos) e gregos que viviam em Éfeso, eles foram tomados de temor e o NOME do Rei YAHUSHUA (IARRÚSHUA) foi tido em alta honra”.

Atos 21:13 – “Então Shaul respondeu: ‘Por que estais pranteando e me partindo o coração? Eu estou pronto não somente para ser aprisionado, mas também para morrer em YAHUSHUAoléym (adulterado para  ‘Jerusalem’) pelo NOME do Rei YAHUSHUA (IARRÚSHUA)”.

Atos 22:16 – “E agora o que esperais? Levantai-vos, sede imersos! Lavai os vossos pecados, invocando seu NOME”!

Atos 26:9 – “Eu também estava convencido de que devia fazer tudo que fosse possível para me opor ao NOME YAHUSHUA (IARRÚSHUA), ha-Nuzrotiy (o Nazareno)”. Obs: Nuzrotiy significa o Renovo. De sua origem hebraica tem o significado da semente que brota e cresce por si mesma, conforme a profecia. Desta palavra se originou a corruptela “Nazareno”, que induziu a muitos a crerem ser uma definição de origem.

Romanos 9:17 – “Pois a escritura diz a faraó: Eu te levantei para este exato propósito, que eu pudesse mostrar em ti o meu poder e que o meu NOME pudesse ser proclamado em toda a terra”.

Romanos 10:13 – “Todo aquele que invocar o NOME YAHUH UL (IÁRRUH UL) será salvo”.

1 Coríntios 1:2 – “À congregação de YAHUH UL (IÁRRUH UL) em Corinto, àqueles santificados no Messias YAHUSHUA (IARRÚSHUA) e chamados para ser santos, junto com todos em toda parte, os quais invocam o NOME de nosso Rei YAHUSHUA (IARRÚSHUA), o Messias – Rei deles e nosso”.

1 Coríntios 6:11 – “Tais foram alguns de vós. Mas fostes lavados, fostes santificados, fostes justificados no NOME do Rei YAHUSHUA (IARRÚSHUA), o Messias, e pelo ESPÍRITO de nosso YAHUH UL (IÁRRUH UL)”.

Efésios 3:15 – “De quem toda sua família nos céus e na terra recebe o NOME”!

Efésios 5:20 – “Dando sempre hodayáo (gratidão) a YAHUH (IÁRRUH) AB (o Pai) por tudo, em O NOME de nosso Rei YAHUSHUA (IARRÚSHUA), o Messias”.

Filipenses 2:9-10 – “Portanto YAHUH UL (IÁRRUH UL) O exaltou ao mais alto lugar e lhe deu o NOME que está acima de todo NOME, para que ao NOME YAHUSHUA (IARRÚSHUA) se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra”!

Colossenses 3:17 – “E o que quer que façais, seja em palavras ou ações, fazei-o em O NOME YAHUSHUA (IARRÚSHUA), dando ‘hodayáo’ (graças) a YAHUH (IÁRRUH) AB (o Pai) por ele”.

2 Tessalonicenses 1:12 – “Nós assim oramos para que o NOME de nosso Rei YAHUSHUA (IARRÚSHUA) possa ser exaltado em vós, e vós nele, de acordo com a graça de nosso YAHUH UL (IÁRRUH UL) e do Rei YAHUSHUA (IARRÚSHUA), o Messias”.

1 Yaohutam (adulterado para  ‘Timóteo’) 6:1 – “Todos os que estão sob jugo de escravidão devem considerar seus chefes dignos de todo respeito, para que o NOME YAHUH UL (IÁRRUH UL) e nosso ensino não sejam blasfemados”.

2 Yaohutam (adulterado para  ‘Timóteo’) 2:19 – “Entretanto, o firme fundamento de YAHUH UL (IÁRRUH UL) permanece, tendo este sêlo: ‘YAHUH UL (IÁRRUH UL) conhece aqueles que são seus,’ e mais, ‘Aparte-se da injustiça todo aquele que confessa o NOME YAHUH UL (IÁRRUH UL)”.

Hebreus 1:4 – “Tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente NOME do que eles”.

Hebreus 13:15 – “Por meio de YAHUSHUA (IARRÚSHUA), portanto, ofereçamos continuamente a YAHUH UL (IÁRRUH UL) um sacrifício de louvor – o fruto de lábios que confessam seu NOME”.

Yaohucáf (adulterado para  ‘Tiago’) 2:7 – “Não são eles que blasfemam o nobre NOME dele a quem pertenceis”?

Yaohucáf (adulterado para  ‘Tiago’) 5:14 – “Está alguém entre vós doente? Ele deve chamar os anciãos da congregação para orar sobre ele e ungí-lo com óleo, em o NOME do Rei YAHUSHUA (IARRÚSHUA)”.

1 Káfos (adulterado para  ‘Pedro’) 4:14 – “Se sois ofendidos por causa do NOME do Messias, sois bem-aventurados, pois o ESPÍRITO de esplendor de YAHUH UL (IÁRRUH UL) repousa sobre vós”.

1 Káfos (adulterado para  ‘Pedro’) 4:16 – “Entretanto, se sofreis como YAHUSHUArrím (os que crêem no Messias YAHUSHUA (IARRÚSHUA)) não vos envergonheis, mas louvai a YAHUH UL (IÁRRUH UL) por vós trazerdes este NOME”.

1 Yaohukhánan (adulterado para  ‘João’) 2:12 – “Eu vos escrevo, queridos filhinhos, porque os vossos pecados foram perdoados por causa do seu NOME”.

1 Yaohukhánan (adulterado para  ‘João’) 3:23 – “E este é o seu mandamento: que creiamos no NOME de seu Filho, YAHUSHUA (IARRÚSHUA), o Messias, e nos amemos uns aos outros, conforme ele nos ordenou”.

1 Yaohukhánan (adulterado para  ‘João’) 5:13 – “Eu escrevo estas coisas a vós que credes no NOME do Filho de YAHUH UL (IÁRRUH UL) para que saibais que tendes a vida eterna”!

3 Yaohukhánan (adulterado para  ‘João’) 1:7 – “Pois por causa do NOME foi que saíram, sem receber ajuda dos pagãos”.

Ranodgalut (Apocalipse) 2:3 – “E tens perseverado e suportado provas por causa do meu NOME, e não te deixaste esmorecer”.

Ranodgalut (Apocalipse) 3:8 – “Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu NOME”.

Ranodgalut (Apocalipse) 11:18 – “As nações se enfureceram; chegou porém a tua ira e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu NOME, assim aos pequenos com aos grandes, e para destruires os que destroem a terra”.

Ranodgalut (Apocalipse) 13:1;6 – “E vi uma besta que saía do mar. Tinha dez chifres e sete cabeças, com dez coroas nos seus chifres, e em cada cabeça um NOME de blasfêmia. Ela abriu sua boca para blasfemar YAHUH UL (IÁRRUH UL), e para blasfemar seu NOME e o lugar da sua habitação e aqueles que vivem nos céus”.

Ranodgalut (Apocalipse) 14:1 – “Então eu olhei e lá estava o Cordeiro diante de mim, de pé sobre o Monte Sião, e com ele 144000 (cento e quarenta e quatro mil) os quais tinham seu NOME e o NOME de seu YAHUH (IÁRRUH) AB (Pai) escritos sobre suas frontes”.

Ranodgalut (Apocalipse) 16:9 – “Os homens se queimaram com o intenso calor e amaldiçoaram o NOME de YAHUH UL (IÁRRUH UL), o qual tem autoridade sobre estas pragas, mas eles se negaram a arrepender-se e exaltá-lo”.

Ranodgalut (Apocalipse) 22:4 – “Eles verão sua face, e seu NOME estará nas suas frontes”.

Existem muito mais textos nas Escrituras Sagradas alêm destes que mostram claramente que o NOME é sim de muita importância e precisam ser respeitados e preservado e não podem ser adaptados ou adulterados,  principalmente por se tratar de Nomes próprios e Nomes Sagrados.

 

 

Uma opinião sobre “A IMPORTÂNCIA DO NOME

  • 2 de abril de 2017 em 07:36
    Permalink

    Este estudo é de suma importância, pois desvalorizamos na maioria das vezes os nomes bíblicos, não dando muita importâncias a eles.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *